Luís Carlos Sabadia

Luis Carlos Beltrão Sabadia, 45 anos, é formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Gestão de Produtos e Serviços Culturais (monografia sobre a experiência de organização social no Centro Dragão do Mar), ambos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Iniciou seus trabalhos na iniciativa privada, na holding do Grupo J. Macedo, atuando na área de Recursos Humanos e, posteriormente, no setor de Comunicação Institucional, exercendo atividades ligadas ao acompanhamento e gerenciamento de projetos culturais.


Desenvolveu e acompanhou projetos sociais, ambientais e culturais para organizações não governamentais. É um dos fundadores da ONG Alpendre - Casa de Arte Pesquisa e Produção. Desde 2002 é consultor do Sebrae, inicialmente no projeto Ceará Empreendedor e hoje em projetos do Núcleo de Cultura, criado em 2004 com o sua participação. Em 2009 elaborou para o Sebrae Acre uma metodologia de intervenções empreendedoras na área da cultura.

De 2003 - 2007 foi Diretor de Ação Cultural do Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, organização social gestora do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, do Centro Cultural Bom Jardim (participando de sua conceituação e implantação) e da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Foi responsável pela gestão dos serviços destes equipamentos e pela elaboração de suas programações culturais, uma gestão direta de 160 pessoas e por um orçamento anual superior a R$ 6 milhões.

De 2007 – 2010 foi membro da Comissão de Implantação da TV Educativa da Prefeitura de Fortaleza.

Desde 2009 trabalha como consultor na elaboração e produção de projetos culturais e esportivos, com a utilização de incentivos fiscais para a Fundação Edson Queiroz. É Diretor-presidente do Instituto Ambiental, Cultural e Desportivo, ONG que atua com projetos complementares. Trabalha para a Prefeitura de Fortaleza na constituição da Organização Social Instituto Cultural Iracema que terá atuação na reestruturação econômica social e cultural da Praia de Iracema.

É consultor do Ministério da Cultura para a implantação da Casa de Leitura Thiago de Mello em Manaus e da Secretaria de Cultura de Goiás. É avaliador do Prêmio Cultura Viva pelo 4º. Ano consecutivo e parecerista do Ministério da Cultura para projetos da Lei Rouanet.