segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estrela Criança - Seminário e Mostra de Cinema

Toda criança tem direito à educação para desenvolver as suas aptidões

O Instituto Stela Naspolini abre esta semana a programação do Projeto Estrela Criança, nos dias 19 e 20 de outubro, com um Seminário sobre Políticas Públicas para as Crianças seguido da 1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará.

Nos últimos 20 anos o Ceará foi o estado brasileiro que mais baixou os índices de mortalidade infantil, um dos mais fortes indicadores de melhoria da qualidade de vida da população. Em 1996, o acesso ao ensino fundamental foi universalizado, sem esquecer que foi no Ceará onde se criou o Selo UNICEF Município Aprovado. Um selo que é referência nacional e internacional e que está presente em 10 estados do semi-árido brasileiro e na Região Amazônica.

Projeto Estrela Criança
Este compromisso com a melhoria da qualidade de vida vai muito além da garantia quanto ao sobreviver, inclui também a garantia ao acesso à educação e cultura, fundamentais para a formação do indivíduo no período da infância. É aí que nasce o Projeto Estrela Criança. "Nosso projeto visa gerar a oportunidade de propor novos caminhos que resultem em benefícios práticos e aplicáveis. Pensar em como vamos atuar de forma eficiente para qualificar nossa educação, exercer direitos que garantam alfabetização e que possam conduzir nossas crianças a uma ampla evolução educacional e cultural, esse é o nosso objetivo macro", explica Antenor Naspolini, ex- Secretário de Educação do Ceará e Presidente do Instituto Stela Naspolini.


Além do Seminário, uma programação voltada para o público infantil começa a ser gerada. Neste ano começa a 1ª Mostra de Cinema Infantil, apresentando curtas metragens locais e nacionais, o acesso será gratuito e a mostra será levada a mais de 91 municípios cearenses, sempre de forma gratuita e com a expectativa de alcançar cerca de 160 mil crianças em todo o estado.



Seminário sobre Políticas Públicas para as Crianças
Data: 19 e 20 de outubro
Local: Hotel Oásis Atlântico - Av. Beira Mar 2.500

Objetivo: Compartilhar conhecimentos e experiências sobre as políticas públicas para as crianças, visando oferecer elementos para melhorar as ações em nível estadual e municipal e levantar subsídios para a elaboração de uma Lei Estadual sobre políticas públicas para a infância cearense, com desdobramentos futuros em leis municipais.

Serão abordados três eixos temáticos:
- O Direito de Aprender - com foco na educação infantil e no processo de alfabetização.
- O Direito de Fazer Arte - com foco nas relações da criança com o fazer artístico.

- O Direito é Fazer a Nossa Parte - depoimentos de lideranças que coordenam projetos e atividades da sociedade civil com foco na criança.



Público alvo: 300 participantes - decisores estaduais e municipais de políticas públicas para a infância no Ceará, representantes das universidades sediadas no Ceará que formam recursos humanos para atuar na área de políticas públicas para a infância e dirigentes de instituições da sociedade civil com atuação na defesa dos direitos das crianças.



Dentre os conferencistas, os destaques são:
Antônio Gomes Pereira - Consultor Banco Mundial
Antônio Batista - Coordenador do Cenpec

Enio Svitne - Consultor Unicef Argentina

Luiza Lins - Diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Sergio Mamberti - Secretario de Politicas Culturais do MINC

Claudia Leitão - Secretaria de Economia Criativa do MINC


















Mostra de Cinema Infantil

Adaptada a partir da 10ª Mostra realizada em Florianópolis, para o Ceará o objetivo é levar a possibilidade de cultura através do entretenimento, de forma gratuita, para crianças de até 12 anos de idade. Em Fortaleza, o evento acontece no período de 22 a 29 de outubro, no Shopping Benfica, no Cuca da Barra do Ceará e em escolas da rede pública estadual e municipal em Fortaleza. E, mediante o comprometimento por parte de 91 municípios, a mostra percorrerá o interior do estado também de forma gratuita.


O projeto Estrela Criança foi selecionado no III Edital Mecenas do Ceará 2011, conforme publicação no Diário Oficial do Estado nº 144 de 28/07/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário